Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

6 de fevereiro de 2005

Quando se tem mau feitio, tem-se mau feitio…

«Não é só no teu blog.O estranho é que a falta de comentários parece ser selectivo. Muitos blogs têm os comentários activos…»

Apanhei isto por aí no weblog – e não pude deixar de sorrir. Os insondáveis desígnios da mente humana e essas coisas.

Nos picos da guerra ao spam tive de fazer algo radical: mudei de localização no disco três ficheiros, precisamente os três ficheiros que contém o código dos comentários. Um por cada instalação do MT: a antiga (2.66) e as duas novas, uma dos blogues grátis, outra dos assinantes. Esses ficheiros podem até ter nomes diferentes (mt-comments.cgi, comenta.cgi e outros conforme os blogues) mas são apenas três, o resto são atalhos para eles.

Como é fácil perceber, apagando aqueles três ficheiros NENHUM blogue ficou com os comentários em ordem. O que chegou a acontecer, em certos períodos. Como é normal, os blogues de assinantes tinham o ficheiro devolvido mais rapidamente — explicando porque em certos períodos havia blogues com comentários e blogues sem comentários.

Apesar disto ser claro há sempre gente capaz de ver em todo o lado conspirações e desatar logo a lançar suspeitas públicas sem o mínimo de verificação prévia. Meu caro amigo anónimo autor dessas palavras: fique calmo que a Inquisição e a Censura são fantasmas de outros séculos. Se estiver mesmo mal, tome os comprimidos.