Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

12 de julho de 2007

Reflexos da compra pela Google: FeedBurner abre serviços Pro e integra-se com Blogspot

Com o anúncio ontem, dia 11, da integração facilitada no Blogspot, o FeedBurner dá o segundo passo desde que foi comprado pela Google. O primeiro foi a abertura de serviços antigamente reservados aos aderentes do pacote Pro, um pacote pago, e nomeadamente de um serviço que muito me interessava e que já apliquei aqui e noutros blogues onde tenho responsabilidades: o MyBrand.

A integração com a plataforma de blogues da Google está descrita no blogue oficial do FeedbBurner, Burning Questions. Basicamente, consiste em carregar num botão :) Assim, os muitos milhares de bloggers portugueses que editam através do Blogger passarão a ter, num tipo de acesso adequado ao seu nível de conhecimentos, mais um elemento estatístico para se divertirem (a maioria) e usarem com inteligência, em benefício dos seus leitores.

Quanto ao MyBrand, consiste — como o nome indica — em manter o feed dentro da marca do blogue, em vez de estar a “alimentar” a marca FeedBurner. Pessoalmente valorizo este tipo de serviços que pensam primeiro no “cliente” e só depois em si próprios. O que há mais por aí é webservices destinados a usar o tempo, atenção e trabalho dos milhões de bloggers para fazerem crescer os seus próprios nomes, dando muito pouco ou mesmo nada em troca.

Assim, desde há dias que o feed de Certamente! está alojado com a marca TubarãoEsquilo, debaixo do endereço http://feeds.tubaraoesquilo.pt/MasCertamenteQueSim. Basta comparar com o endereço anterior, http://feeds.feedburner.com/MasCertamenteQueSim, para se perceber do que estou a falar.

Podia ter optado pelo meu próprio domínio, http://feed.paulo.querido.pt/MasCertamenteQueSim, que também está activo, mas dei a primazia à marca do TubarãoEsquilo por razões compreensíveis ;)