Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

1 de junho de 2007

Siemens apresenta OpenSOA

A Siemens Enterprise Communications acaba de anunciar o lançamento da Siemens OpenSOA, uma estrutura completa e unificada para a próxima geração de aplicações da marca baseadas na Arquitectura Orientada para Serviços (SOA).

As duas primeiras aplicações com OpenSOA, o HiPath 8000 Assistant e o HiPath 8000 Media Server, estão a ser disponibilizadas com a marca do softswitch HiPath 8000 baseado em SIP.

A estrutura OpenSOA é uma componente chave na estratégia de comunicações abertas da Siemens Enterprise Communications, permitindo aos clientes desfrutar das suas ofertas independentemente da actual rede ou ambiente de comunicações. Tendo como base padrões abertos, as aplicações SOA oferecem o benefício de uma integração fácil através de interfaces estandardizados e uma maior portabilidade nos ambientes de servidor, equipamento e sistema operativo.

A OpenSOA fornece também a base para uma maior funcionalidade e partilha de negócio entre aplicações, criando novas sinergias entre utilizadores empresariais, como por exemplo, capacidades de colaboração, notificação, localização e presença em toda a empresa. Isto significa que colaboradores, agentes de centro de contacto e utilizadores móveis podem, da mesma forma, determinar instantaneamente a disponibilidade para comunicar através dos seus meios de preferência e colaborar em tempo real com grande facilidade.

Como refere Thomas Zimmermann, COO, da Siemens Enterprise Communications, “A estrutura OpenSOA da Siemens foi criada para dar um nível sem precedentes de consistência às aplicações, graças à sua arquitectura SOA baseada em componentes e serviços de software comuns. A nova abordagem aberta e baseada em standards faz também, de forma muito mais simplificada, a integração com aplicações chave para o negócio, permitindo às empresas ligarem os seus processos críticos às comunicações”.

A OpenSOA é a última evolução da estratégia SOA da Siemens e espera-se que seja a base para as comunicações e mensagens unificadas e aplicações de centro de contacto. Em vez de apenas reutilizar as aplicações existentes com uma interface de serviços Web ou ‘envolvê-las’ com middleware de terceiros, o ambiente da OpenSOA foi desenvolvido, desde o início, para beneficiar de uma completa arquitectura SOA. Os serviços mais comuns e a funcionalidade do negócio foram completamente reconstruídos em Java e XML, apresentando novos standards de interface SOA na indústria.

“O que é diferente na abordagem da Siemens Enterprise Communications com a OpenSOA é a forma como é extensiva. Ao ser aberta desde a base, esta estrutura oferece maior valor acrescentado aos clientes que procuram benefícios reais relacionados com SOA, enquanto aproxima os utilizadores das comunicação unificadas consolidando a informação e as interfaces em múltiplas aplicações”, afirma Blair Pleasant, Presidente e Analista Principal da COMMfusion LLC e Co-Fundador da UCStrategies.com.

Como uma demonstração de integração aberta com base em standards, a estrutura OpenSOA da Siemens obteve a designação “Powered by SAP NetWeaver”. Paralelamente, com o recente lançamento do OpenScape, a OpenSOA irá integrar a presença no ambiente IBM Lotus Sametime. Estas integrações com SAP e IBM são prova de uma tendência da indústria para arquitecturas baseadas em padrões abertos, que irão beneficiar os clientes empresariais com menores custos de propriedade e maior liberdade de escolha.

A NHS Trust de Newcastle, no Reino Unido – um cliente Siemens que utiliza o HiPath 8000 – acredita no valor SOA. Como refere Robin Smith, Consultor de Propriedades da NHS Trust, “As aplicações SOA da Siemens para o HiPath 8000 fazem parte de uma estrutura aberta e baseada em standards que logo nos atraiu para a marca. Uma vez que a Siemens está a usar o SOA de forma extensiva, sabemos que estas aplicações fazem parte de uma arquitectura bem pensada e desenvolvida.”