Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

23 de maio de 2007

Siemens implementou primeira solução VoIP numa universidade portuguesa

A Siemens Enterprise Communications forneceu e implementou, na Universidade do Minho, uma solução completa de Voice-over-IP (VoIP). Trata-se da primeira Universidade Portuguesa a adoptar uma solução VoIP, para todas as suas comunicações de voz.

Esta nova ferramenta de comunicação vai alargar o actual conceito de chamada “fim-a-fim” para cenários que envolvem telefones, computadores, PDAs ou outros terminais Wi-Fi, soluções de integração com outras tecnologias da Internet, tais como o e-mail, e a possibilidade de evoluir para outros serviços como o Instant Messaging. Esta solução promove desta forma, o conceito da mobilidade que não é oferecido nos serviços telefónicos tradicionais.

Localizada na região do Minho, a Universidade do Minho é uma universidade pública com autonomia administrativa e financeira. Desde 1973, data da sua fundação, tem desempenhado um importante papel de agente de desenvolvimento da região. Actualmente, a instituição tem uma população com mais de 15 mil estudantes, dos quais cerca de 2 mil são alunos de pós-graduação, 1.200 docentes e 600 funcionários.

O projecto VoIP da Universidade do Minho baseou-se na renovação tecnológica dos antigos sistemas de comunicação para novos Servidores de Comunicações VoIP ‘’2nd Generation IP’’. Os Servidores de Comunicações VoIP da Siemens Enterprise Communications implementados disponibilizam arquitectura distribuída sobre IP por toda Universidade do Minho.

Todos os sistemas de comunicações instalados foram interligados entre si através da rede WAN/LAN da Universidade, permitindo oferecer aos utilizadores telefonia TDM ou IP, um sistema único (single image) no que diz respeito ao acesso a aplicações centralizadas, gestão e taxação. O acesso às facilidades do sistema HiPath é transparente a partir de qualquer ponto da rede, usufruindo de toda a mobilidade que o IP oferece.

O software de gestão integrado permite a coordenação centralizada de toda a rede VoIP com acesso web a partir de qualquer PC da Universidade do Minho. Esta administração centralizada e a utilização de uma rede única para todos os tipos de comunicações oferecem vantagens atractivas, não só no investimento inicial mas também na futura exploração da solução (Total Cost of Ownership).

A implementação desta solução vai potenciar o aumento da produtividade desta instituição, pela sua elevada flexibilidade, maior eficiência, segurança e rapidez nas comunicações.

No âmbito deste projecto a Siemens Enterprise Communications forneceu mais de 2000 licenças HiPath ComScendo para utilizadores VoIP, incluindo terminais telefónicos, Softphones e terminais wireless IP (optiPoint, optiClient e optiPoint WL2), que equipam um total de 7 locais: Campus de Gualtar, Campus de Azurém, Edifico do Paço, Edifício Abade de Loureira, Edifício do Castelo, Edifício dos Congregados e Edifício do Museu Nogueira da Silva.

Segundo o Prof. Luís Amaral, Pró-Reitor das Tecnologias da Informação e Comunicações da Universidade do Minho, “A solução implementada permitiu um salto tecnológico em termos de facilidades disponibilizadas aos utilizadores, uma melhor gestão dos custos das comunicações, assim como a integração da contabilização telefónica na intranet da Universidade do Minho.”

“Com este passo a Universidade do Minho assume a liderança na inovação e demonstra que o facto de residir numa localização histórica não impede a aposta em tecnologias avançadas” salienta Stefan Nüesch, CEO de Siemens Enterprise Communications.