Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

23 de agosto de 2007

Subscrição por RSS e e-mail

O número de leitores que segue esta publicação por RSS e e-mail triplicou num ano. Penso que a tendência é para aumentar dadas as vantagens: o RSS permite acompanhar vários blogues e publicações numa única página ou agregador e o e-mail a mesma coisa, mas no nosso próprio programa de correio. Devo aliás confessar que é o meu formato favorito: leio no mail mais de três quartos dos títulos que sigo. Um dia destes descobri, espantado, que um deles tinha mudado de design há já algum tempo!

Eis o gráfico das minhas subscrições ao longo do último ano:

grafico feedburner

Decidi entretanto melhorar aspectos desse formato para cumprir dois objectivos:

1. premiar os actuais subscritores, uma parte dos quais dispensa os títulos dos press-releases diários e o lembrete do Diário da República;

2. estimular a assinatura de novos leitores.

O feed e a edição diária da newsletter deixarão de contar com os conteúdos não editados, como são as três secções de press-releases e a secção do Diário da República. A newsletter continuará a a ser distribuída às 17:00, a hora preferida da maioria dos leitores que se pronunciou nos inquéritos que fiz.

A finalizar, umas perguntas. Estou a pensar numa edição semanal de Certamente!, cujo conteúdo teria duas componentes: o melhor da semana por um lado, e por outro material que não consta da edição diária. Eventualmente, uma selecção das notícias mais interessantes da semana, publicadas na Imprensa online.

Que tem o leitor a dizer? Agrada-lhe a ideia? Subscreveria uma tal edição? Tem sugestões para os conteúdos? E qual seria o melhor dia de publicação?