Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

28 de abril de 2007

Uma telenovela? Um show televisivo? Um produto de marketing? Não: é a Floribella 2. O seu desafio desta semana

A Floribella é um sucesso comercial em todo o lado. Que o digam, também, os bloggers que alguma vez fizeram um post que mencionasse a palavra: é garantia de visibilidade. (Só não fez a felicidade da protagonista, ao que li nas capas das revistas da especialidade, penduradas nas gasolineiras deste país.)

Não admira, pois, que a proprietária do produto tenha optado por o explorar o mais possivel. A segunda série, a Floribella2, foi lançada numa operação de marketing inédita no país. A Floribella2 é um produto multimeios sem par em Portugal. E também uma plataforma de ensaios de alguns dos futuros das indústrias do entretenimento: do product placement à estratégia multicanal (televisão, revistas, web e mobiletv), a promoção nas vias populares para a recolha dos juros nos canais de venda de merchandising, a Floribella 2 é por um lado um produto de entretenimento que já não cabe na definição clássica de telenovela (nem de qualquer outro show televisivo como os conhecemos, bem vistas as coisas). E por outro um produto em si mesmo, capaz de rivalizar — e até superar — no capítulo do marketing com os produtos que eventualmente publicite (um efeito-canibal que tem de ser bem gerido). Nesta lógica, e numa altura em que a indústria do entretém procura saídas, o próprio desenho e desenrolar do argumento tem o potencial de ser “comprado” (com e sem aspas) para fins de shaping da opinião pública, no seu alvo mais tenro.

Este é o desafio da semana que proponho aos meus leitores. Ao contrário do desafio inaugural, que foi ganho pelo leitor Paulo Tomás Neves com esta resposta), desta vez não faço perguntas, fica somente o mote para o ensaio. O SEU ensaio, caro leitor. Vale dois prémios: a publicação e a hipótese de ganhar um cheque de 25 euros para compras na Amazon. Leia as regras e responda até às 23:59 da próxima terça-feira, dia 1 de Maio.

As respostas são enviadas por e-mail com a seguinte descrição no campo “Assunto”: Um desafio por semana (“clicar” no link abre o seu programa de correio, se tiver um configurado; caso contrário copie e cole no seu webmail a descrição e envie a sua resposta para o endereço paulo.querido@gmail.com).