Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

5 de outubro de 2007

Três serviços web portugueses a seguir

Destaco três serviços portugueses da web social que julgo úteis, uns que conheço bem, outro nem tanto.

  1. TwitterNotes, de Sérgio Santos e Alcides Fonseca (que mo apresentou no dia do lançamento, devo ser um dos 10 primeiros logins), permite termos uma espécie de bloco notas para ideias e pequenos apontamentos usando o Twitter como interface para os guardarmos online. É um serviço simples e “pequeno” e muito útil para quem vive no Twitter. Grande vantagem: se precisarmos das notas para arquivar ou para meter no website basta usar o feed. Brutal. (Entrevista sobre o serviço no Naweb2)
  2. Belacena é um site de publicação e partilha de video. Como é menos conhecido, tem sobre os concorrentes portugueses a vantagem de não ser um pára-raios de pornochanchada barata. Já existe já algum tempo mas só ultimamente lhe prestei atenção. E vou prestar mais.
  3. NESTEMOMENTO, é o primeiro agregador da actualidade nacional que já vi. Sem ilusões de genialidade, parte de um bom modelo — o Popurls, do webcreator Thomas Marban — para a adaptação à realidade portuguesa. Permite seguir a evolução informativa e temática nos jornais, televisões e blogues.