Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

16 de março de 2007

TubarãoEsquilo: lançamento do website marcado para dia 27

É oficial. Marcámos a data para o lançamento do website da TubarãoEsquilo. É já no próximo dia 27. Nesse dia, a horas ainda não determinadas, o website surgirá no endereço TubaraoEsquilo.pt. De início não terá muito mais que a apresentação do projecto editorial nas suas vertentes principais, bem como a lista dos autores e editores (bloggers, bloguers blogueiros) que a compõem nesta altura (mais de uma vintena). Entre os primeiros serviços de arranque estará, claro, o agregador dos textos e peças multimedia resultantes da actividade editorial dos membros.

Nesta fase o website serve fundamentalmente para dar um corpo ao projecto, um sentido de unidade que ele ainda não tem; já lá vão seis meses desde o arranque com três editores, a que rapidamente se foram juntando outros.

Não senti necessidade de explicar o meu envolvimento neste projecto. Trata-se de um projecto privado, não tem um cêntimo de investimento com origem pública e no entender das pessoas que a ele estão associadas desde o minuto zero precisa do seu tempo, da sua respiração, para crescer e se solidificar. Continuo a não sentir necessidade: estou apenas a notificar os meus leitores do arranque do website principal da rede TubarãoEsquilo. Sei que estão curiosos ;)

Cada coisa a seu tempo, tentaremos fazer o nosso caminho o mais possível sem interferências externas. A notícia do mês passado no Público veio cedo demais para nós, tal como as entrevistas entretanto publicadas (Meios & Publicidade) ou por publicar. Não havia, sequer, um “discurso” afinado e como rosto e voz do projecto tive de improvisar um pouco, o que nem sermpre produz os melhores resultados.

Da mesma forma que não controlamos o timing dos jornais, também a agenda destes (e de alguns bloggers) não controla o nosso tempo de respiração. Enquanto pudermos, essa espécie nunca antes vista na web portuguesa navegará e saltitará ao sabor dos seus próprios meios. Em liberdade. Com alegria. Com gosto no resultado. Três conceitos FUNDAMENTAIS deste projecto editorial.

Uma nota final para os candidatos que nos escreveram: todos os e-mails serão respondidos, é uma questão de tempo.