Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

20 de julho de 2007

TV Formação: o spammer do dia

O spammer de hoje é a TV Formação. Recebo vários sem nexo (é mais um spammer cego). Escusado será dizer que nunca na vida inscrevi um endereço neles. Também é escusado dizer que nunca na vida lhes darei o prazer de saberem que endereços são reais. Cada vez que vejo o nome TV Formação, faço o meu sorriso desdenhoso número 4. Iasto acontece uma boa dúzia de vezes por mês.

A TV Formação poderá ser uma empresa séria. A meus olhos, porém, é apenas mais uma empresa sem critério nas escolhas que faz para a sua comunicação. Fá-la de forma defeituosa. O marketing viral não consiste em comprar um CD com dois milhões de e-mails e enviar-lhes correio não solicitado nem autorizado. Este tipo de soluções de markerting faz parte de um leque de oferta totalmente estúpida, entre a qual se inscreve o clássico “o seu site em 700.000 motores de busca”. É um engano: o comprador julga que encontrou um especialista, quando na melhor das hipóteses entregou o seu dinheiro a um inútil — e, na pior, a um assassino de marcas.

Quando cai no logro de se “inscrever nos motores de busca”, o incauto apenas prejudica a sua carteira, no big deal, mas quando a sua cegueira / falta de informação / atrevimento levam milhões de mensagens a sacrificar os recursos dos servidores de correio, os filtros de spam a funcionar e provocam irritação em milhares de pessoas, o prejuízo é muito maior. E inevitavelmente recai em cima do responsável.

tveventos-spammer.jpg