Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

28 de março de 2006

Ui!, Já me esquecia

Na segunda-feira, dia 27 de Março, teve lugar o aniversário (com uma feliz coincidência) deste espaço. Terceiro aniversário.

Há um ano nesse dia: 916 and counting.

Há dois anos nesse dia (com uma imagem da primeira primeira página): Aniversário(s).

Há três anos nesse dia, o primeiro texto:O captain! my captain! abriu um espaço de blog que foi mudando ao longo deste período.

Mudou o nome, evoluindo primeiro de huuuuu…. o vento lá fora para (o vento lá fora)*, até à cisão de 2005 que lhe deu o actual nome de Mas certamente que sim!.

Mudou o grafismo, com quatro “peles” distintas e algumas evoluções intercalares.

Mudou o sistema editorial, que começou pelo vi :) e depressa passou para um dos primeiros CMS (cujo nome agora não recordo). Esteve muito tempo, a maior parte do tempo, em Movable Type — e nele continuaria não fosse o meu espírito aventureiro em matéria de tecnologias.

A única coisa que não mudou foi o endereço, paulo.querido.pt, embora o blog tenha respondido por outros endereços também, e em simultâneo. Dois deles: http://ptd.xpto.org (inactivo neste momento) e http://hu.leiturascom.net (desactivado).

E agora uma novidade: neste mesmo endereço da web, ainda mal se falava de blogs e já eu mantinha um registo organizado cronologicamente. Desde Janeiro de 2002 (ver imagens em baixo) que aqui publico e nunca me ocorreu reivindicar ser o mais antigo blogger nacional. Lá porque publicava na web textos e imagens organizados cronologicamente e pesquisáveis, nunca me passaria pela cabeça confundir isso com um blog. O blog abriu em 27 de Março de 2003. Hoje, chamo-lhe simplesmente publicação digital.

Em Janeiro de 2002, primeiro grafismo:

pauloqueridonet2002_01.png

Salto no mês seguinte para uma versão “clean”:

pauloqueridonet2002_02.png

E finalmente um grafismo profissional (paguei 500 euros por ele, atenção, ainda vivíamos a bolha em Portugal) que se aguentou mais de um ano:

pauloqueridonet2003_02.png