Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

20 de fevereiro de 2005

Vitória!!!

Não, não se trata das eleições. A vitória é a minha sobre os spammers. A batalha durou mais de duas semanas, com uma média de 5.000 comentários e trackbacks enfiados diariamente no sistema pelos criminosos. Os filtros como o MT Blacklist fizeram uma parte, deixando visíveis cerca de um terço deles e eliminando dois terços. Mas o problema é que o MT Blacklist consome tantos ou mais recursos que as entradas dos comentários e trackbacks. O servidor chegou a ter várias negações de serviço nas piores alturas.

Os efeitos, toda a gente os sentiu. Além da lentidão do serviço ao longo de períodos destas duas semanas, muitas vezes não se conseguia comentar em nenhum blogue, noutras comentava-se nuns e noutros não. A explicação: durante os ataques a única maneira de evitar que o servidor se vergasse por completo, tornando os blogues inacessíves, era apagar temporariamente os ficheiros (cgi) que permitem comentar.

Nos últimos quatro dias o fluxo maldito diminuiu. Não cantei vitória antes do tempo, não fosse a acalmia dever-se aos próprios criminosos do spam e não às minhas acções preventivas. Hoje, porém, confirmei. A média diária de spam baixou para menos de 200 comentários por dia e os recursos do servidor mantiveram-se estáveis, mesmo nos picos de actividade (as horas de ponta normais da blogosfera: 16:00->18:00 e 22:00->01:00).

A acção não está completa, mas o pior já passou, não restam dúvidas. Bom prenúncio para a semana que vai entrar e na qual, se nada correr mal, ao actual servidor será finalmente dada a merecida reforma, sendo a função assegurada pelas duas máquinas da parceria com a Chip7 que já se encontram no datacenter da NFSI em Lisboa (em breve publico fotos). A arquitectura tecnológica do projecto, a cargo do Frederico, contempla um esquema em que cada máquina fará um serviço diferente: uma leva com as bases de dados, a outra com a geração dinâmica dos conteúdos (o busílis do MT…) – mas de forma a que qualquer delas assuma de imediato o serviço da outra no caso desta falhar. Ou seja, redundância de serviço, de forma a evitar apagões.

Aproveito para duas informações importantes: 1) a todas as subscrições será adicionado um mês suplementar gratuito, como compensação pelas últimas semanas de serviço deficiente; 2) com os novo servidores é feito um upgrade ao Movable Type, que passará para a versão 3.15.

Darei notícia do dia em que as máquinas entrarem ao serviço, uma vez que nesse dia, e durante o par de horas, no máximo, que demorar a troca, o sistema estará indisponível.