Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

16 de janeiro de 2008

WorkShop: Fotografia de Espectáculo

Vai decorrer em Fevereiro um WorkShop sobre Fotografia de Espectáculo dirigido por Susana Paiva.

Falar de fotografia de espectáculo é falar de uma disciplina tão vasta e complexa como o seu objecto – um caleidoscópio de práticas e metodologias transversais que abarca todas as possíveis especializações fotográficas. Da arquitectura do efémero ao retrato dos actores e criativos, passando pela fotografia de espectáculo, se espelha na perfeição essa forma de Arte Total que está longe de se esgotar na fotografia de cena. Partindo do real observável, próximo do registo documental, para chegar à narrativa ficcional, tão próximo da fotografia publicitária e de moda, se traça a rota do workshop que se adivinha uma pequena incursão na história da fotografia contemporânea.

Conteúdos

1_Imagem e memória. A materialização do efémero.

2_ Do texto ao palco. Dramaturgia da imagem.

3_Do visível e invisível em teatro.

4_Sarah Moon e Martine Franck. A fotografia de teatro em França.

5_Retratos de Actores. O estúdio Harcourt.

6_Imagens que mentem – a fotografia em Duane Michals.

7_A realidade da ficção – Sophie Calle e Jeff Wall.

8_Arquitecturas efémeras. Cenários materiais e virtuais

Data e Horário:

3,5 e 10 de Fevereiro das 15h00 às 20h30

8 de Fevereiro das 20h00 às 23h00

Inscrições até 26 de Janeiro de 2008

Participantes: O workshop destina-se a um n.º máximo de 14 participantes, a partir dos 16 anos de idade. Os participantes deverão ter acesso a uma máquina fotográfica digital e idealmente a um computador portátil

Preço: 75,00 € por participante

Sobre a orientadora:

Susana Paiva (1970) – Nasceu a 31 de Maio de 1970 na cidade da Beira, Moçambique. Trabalha actualmente na área de comunicação e imagem, exercendo as funções de jornalista, fotografa, designer gráfica e videasta. Tem trabalhado em diversos projectos multimédia, conciliando assim os seus conhecimentos nas áreas de imagem analógica e digital.

Foi professora de fotografia da Academia Contemporânea do Espectáculo, (ACE) no Porto, e na Associação Portuguesa de Arte Fotográfica (APAF), em Lisboa, tendo leccionado nas áreas da fotografia de Teatro, fotojornalismo, fotografia documental, técnica laboratorial, suportes digitais e fotografia de autor.