Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

13 de março de 2008

13 em cada 100 leitores de C! não têm blogue

votoblogue.pngCom 107 respostas registadas, encerrei o inquérito aos leitores de C! acerca da sua participação na blogosfera. Os dados, expostos em gráfico na continuação deste post, são pertinentes para mim, pelo que agradeço aos leitores participantes, e não devem ser extrapolados para outras comunidades e audiências.

A principal conclusão: a grande maioria dos meus leitores é blogger e apenas 13 em cada 100 não abriu um blogue.

Um destes 13 ainda pensa vir a ter um blogue.

Outro dado interessante — e que responde à dúvida principal que deu origem a este inquérito: a quantidade de leitores com blogue em endereço próprio é, já, relativamente elevada. Um pouco mais de um terço já passou da fase inicial de blogar em favor das marcas dos outros e está a construir a sua própria marca. Alguns usarão o WordPress instalado nos servidores alugados, outros usarão o WordPress.com com domínio próprio, e outros têm ferramentas editoriais diferentes.

Quanto aos que ainda preferem pagar aos alojadores com o fruto do seu próprio trabalho, a grande maioria — outro terço do total de respostas — continua fiel ao Blogspot (que recentemente fez um upgrade do seu serviço, mais que merecido pelos seus milhões de bloggers).

9 por cento está no WordPress.com e as outras plataformas dividem igual percentagem de votos.

O novo inquérito já está aberto e pretendo com ele conhecer melhor a pirâmide etária da comunidade C!.

votoblogue.png