Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

11 de junho de 2010

Arqueologia industrial: uma manhã no Lousal

Desde já vos recomendo. Se puderdes, visitai as antigas Minas do Lousal. É um excelente passeio de fim de semana. Tem um bom restaurante e uma boa albergaria para pernoitar: Armazém central e Albergaria Santa Bárbara dos Mineiros, respetivamente. Também se pode variar ao almoço visitando Ermidas do Sado (< 10 kms) ou Santiago do Cacém (> 40 kms).

Passámos, a Ana e eu, uma manhã no Lousal. A arqueologia industrial é dos meus interesses desde a juventude e de quando me comecei também a interessar pela fotografia. Fiz muito slide de comboios antigos, instalações da CP, fábricas abandonadas, minas… Gostava de aprofundar mais, mas tenho outros hóbis mais exigentes e o tempo não chega para tudo.

As antigas Minas do Lousal têm um museu surpreendente, que vale bem a pena visitar. Está distribuído por dois edifícios. A antiga central elétrica alberga máquinas notáveis e maquetes pormenorizadas da atividade mineira. No edifício da Ciência Viva a exposição das Minas está muito bem cuidada. O enquadramento histórico permite o contato com as origens de algumas fortunas do país.

Ficam algumas fotos de menor qualidade, uma vez que foram tiradas exclusivamente com o iPhone. Legendas escritas e tuitadas em direto a partir dos próprios locais, aqui com pequenas retificações.

Arqueologia industrial nas antigas Minas do Lousal

Uma manhã de arqueologia industrial nas antigas Minas do Lousal

Minas do Lousal

Arqueologia industrial, Lousal, Alentejo

Ruínas, Minas do Lousal, Alentejo

Arqueologia industrial, Lousal

Turbina, Minas do Lousal

A foto! Minas do Lousal, Alentejo. Passeio à arqueologia industrial

No interior da antiga central elétrica

Um diesel Carels Ingersoll-Rand que veio de Aljustrel para o Lousal em 1934. Brutal!

O gabinete do Apontador. Preservado. Detalhes cuidados.

Este museu das minas do Lousal é belíssimo, vale bem a pena. Recomendo, excelente programa fim semana.