Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

25 de fevereiro de 2008

Cara lavada e um pouco mais até

certamente2008.jpgDemorou. Demorou muito mais do que eu julguei possível. Demorou em duas velocidades.

Demorou no tempo de decisão: há 3 meses que queria mudar o aspecto deste webzine.

Demorou no tempo de execução: foram cerca de 16 horas (um pouco menos de dois dias de trabalho) distribuídas ao longo dos últimos dias.

Mas o Certamente! está de cara lavada. E se o design desta vez me agrada mais que nas 2 anteriores mudanças — de caras –, a grande revolução é ao nível dos detalhes de programação do template. Sejam as mensagens adequadas a quem vem dos motores de pesquisa (um pouco menos de 40% do meu tráfego, actualmente), sejam as várias mudanças que fiz nos plugins do WordPress, sejam as diversas funcionalidades que adicionei.

Mas na realidade, está bem mais que mudado o design e apurado o detalhe.

Mudei a estrutura das categorias, ou secções, bem como o tagging. Fiz também alguma optimização — mais virada para a racionalidade e para o humano, menos atenta aos motores de pesquisa.

Como notarão os mais atentos, refiz a minha política de construção de endereços. Até ontem, os endeços dos arquivos eram fabricados pelo modelo /ano/mes/título. A partir de hoje, passam a ser executados pelo modelo mais amigável e simples, /secção/título.

Mudei somente os últimos 8 posts. Isto é, os arquivos continuam nos seus endereços antigos excepto os últimos 8, que foram redirecionados permanentemente (código 301) para as novas localizações.

E como é isto possível, duas estruturas de endereços com o mesmo sistema editorial?

É estupidamente simples. O que não me impediu de passar algum tempo a procurar formas complicadas (plugins, hacks, programação do servidor Apache… ) até encontrar a resposta básica.

A explicação fica para um próximo post — mas talvez os leitores tecnicamente mais expeditos queiram avançar soluções?

O antes…

certamente2007.jpg

…e o agora

certamente2008.jpg