Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

29 de setembro de 2008

Tony Blair: conferência do Diário Digital em directo, aqui

A conferência que o ex-primeiro ministro britânico, Tony Blair, dá hoje em Lisboa, vai ser seguida em directo por mim, com transmissão directa a partir do hotel Altis em simultâneo para o Twitter e também aqui, no Certamente!.

Convidado do Diário Digital para a sua 10ª Conferência Internacional, subordinada ao tema «Política, Economia e Energia: desafios para 2009», Blair vai fazer uma análise prospectiva sobre os problemas que se colocam ao mundo, em áreas–chave, no próximo ano.

O almoço-conferência do DD conta com o patrocínio de alguns dos maiores grupos e empresas nacionais. Estarei no evento não a título profissional mas pessoal. E por convite de uma das empresas patrocinadoras, a Unicer.

Dito de outra forma, e para que fique claro: a experiência da transmissão em directo para a web é feita na condição de blogger; a Unicer, cujo convite agradeci na altura própria, só posteriomente ao convite foi informada da minha intenção de fazer o directo — e acedeu arriscar juntar o seu nome à experiência, uma prova da sua abertura à inovação, a ser tomada nas devidas proporções.

A força da técnica

Na medida do possível, transmitirei as ideias de Blair à medida que ele as for desenrolando. O exercício é tanto mais exigente quanto as “limitações” do Twitter obrigarem a puxar pela imaginação: 140 caracteres por cada mensagem, é um verdadeiro desafio.

Cada mensagem será transmitida na web com um prefixo horário e o conteúdo de texto, em pequenas peças isoladas, que se irão sobrepondo em cima umas das outras — e isto sem necessidade de refrescar a página, graças à tecnologia AJAX.

Vou usar um telefone — o meu telefone de todos os dias, um banal Nokia. Nem câmara tem, pelo que não transmitirei fotografias. Usarei o aplicativo Fring para enviar os meus comentários para o Twitter, onde poderão serão seguidos de perto pelos meus 570+ subscritores — e à distância por uma plateia indeterminada. Para a transmissão simultânea na web, usarei algum código simples, adaptado para a função.

Melhor, e inédito na web portuguesa: qualquer pessoa poderá retransmitir em directo no seu blogue! Trata-se de uma transmissão aberta. Basta para tal inserir a seguinte linha de puro código HTML no seu template, ou num post:

<iframe width="490" height="900" scrolling="no" frameborder="0" src="https://paulo.querido.net/mediastream/tonyblair/index.php"></iframe>

Conto ter tudo a postos pelas 12:00 e a transmissão iniciar-se-á pelas 13:00. No final farei um apanhado não apenas da conferência, mas também da experiência deste directo em transmissão aberta e de uso livre.