Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

26 de maio de 2010

“Uma pergunta por dia”: nova micro-publicação estreia esta quinta-feira

Estreio amanhã, quinta-feira 27, um novo projecto jornalístico. Uma micro-publicação intitulada Uma pergunta por dia, que tem um formato inédito.

De segunda a sexta colocado a uma personalidade uma pergunta, e uma só, relacionada com os temas actuais da sua área. A resposta é publicada juntamente com o contexto da questão e uma breve apresentação do inquirido. O objetivo é tentar colocar perguntas pertinentes e actuais a figuras capazes de nos enriquecerem com uma resposta que escape ao óbvio.

A publicação apresentará um formato duplamente inédito: aposta em simultâneo no licenciamento condicionado e no micro-financiamento dos leitores.

Enquanto publicação nativa da web, pretende privilegiar a originalidade e a exclusividade, licenciando apenas a um número restrito de parceiros: será publicada apenas e só por um máximo de 7 publicações, sejam jornais em papel ou online, rádios, televisões ou blogs de qualquer latitude, desde que a sua língua principal seja o português.

Contudo, o leitor dispõe de uma versão de leitura cómoda, através de e-mail. A subscrição do serviço tem o preço simbólico de 1 euro por mês (menos de 5 cêntimos por artigo), sendo realizada por períodos de 6 ou 12 meses. Um dos caminhos experimentados pelo jornalismo de fronteira tem sido o das reportagens financiadas diretamente pelo público, com o caso de sucesso do spot.us. Esta é uma adaptação dessa solução.

Para os inquiridos, uma única regra inicial: terem o português como primeira língua. Deputados, jornalistas, investigadores universitários, empreendedores, governantes, técnicos e especialistas de alguma temática que esteja na actualidade e que suscite interrogações.