Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

4 de junho de 2008

Brasil: controvérsia nas eleições municipais, entrevista com Pedro Doria

O jornalista e blogger Pedro Doria explica numa entrevista que me concedeu porque foi censurado e o que está acontecendo no Brasil nesta altura — a campanha das eleições municipais só começa no dia 5 de Julho e a pré-campanha está agitada com as decisões dos tribunais que estão a regulamentar o acto.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro exigiu que Doria tirasse do seu blogue um pequeno banner em que ele pedia ao deputado Fernando Gabeira que se candidatasse — o que veio a acontecer. O TRE-RJ entende que o banner — que ligava o post onde Doria explica porque Gabeira se devia candidatar — é publicidade e esta só é autorizada a partir do dia 5 de Julho.

Em miúdos: segundo o tribunal, um banner é propaganda e uma frase não.

A peça é neste momento manchete da edição multimedia do Expresso e pode ser vista na homepage e directo aqui: Jornalista e blogger Pedro Doria explica porque foi censurado. Virá para os arquivos de C! no dia 5. Os links de apoio estão, também, disponíveis no fim da peça no Expresso.

Fica aqui a primeira das quatro partes em que dividi a video-entrevista, que foi realizada com o auxílio do Skype. Foi, também, a primeira vez que editei com o iMovie e as legendas não estão famosas, bem como o meu sotaque, LOL.

O caso ainda vai fazer correr muito bit. Tal como já fiz aqui com as directas do PSD, vou acompanhar as municipais brasileiras de perto.