Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

4 de novembro de 2008

Eleições americanas: hoje estarei nos directos no IOL

O Portugal Diário convidou-me para participar na emissão especial de video em directo com que o jornal vai seguir as eleições americanas ao longo da madrugada do fecho das urnas nos EUA. Lá estarei, ao lado dos comentadores dedicados à política.

O meu papel passará menos por debater sondagens e analisar resultados e derivadas — para isso está lá um corpo de bloggers eméritos que o tem feito ao longo dos últimos meses. Passará mais por acompanhar a evolução da noite na blogosfera e, na medida do tempo de emissão de que dispuser, explicar a importância dos social media nesta campanha, em especial nos resultados de Obama.

Sublinho a coragem do Portugal Diário para fazer esta emissão especial. Na página onde noticia a cobertura e apresenta os convidados, lá estão os links para os respectivos blogs e páginas pessoais. Tenho uma ideia do que representou internamente este surto de hiperligações para fora do site, dentro de uma notícia.

E espero que o retorno (já mensurável na quantidade de links que a blogosfera dispensou ao especial eleições do Portugal Diário, um surto de atenção que mais nenhum órgão de comunicação social conseguiu) convença (pelo menos) alguns jornalistas que ter links para fora é uma coisa positiva e não negativa. Quanto mais relevantes forem para os leitores, melhor.

Bloggers convidados do Portugal Diário

Nuno Gouveia: Política 2008

Miguel Morgado e Fernando C. Gabriel: Blog do Atlântico

Bruno Garschagen e André Abrantes Amaral: O Insurgente

Luís Rainha e Nuno Ramos de Almeida: 5 Dias

João Jesus Caetano e Hugo Mendes: O País Relativo

Cobertura integral no eleicoesamericanas.com

O que nem o Portugal Diário apresenta, nem nenhum outro media ou blog, é uma cobertura integral da maratona eleitoral. Isso, só o dossiê especial no endereço eleicoesamericanas.com consegue.

As notícias dos media portugueses sobre as eleições, de todos os jornais e títulos? Estão ali.

Os posts da blogosfera debatendo as eleições, os candidatos e as notícias de imprensa? Estão ali.

As melhores páginas, merecedoras de uma bookmark? Estão em eleicoesamericanas.com.

As páginas recomendadas por uma equipa de convidados especiais? Também ali estão.

Acompanhamento ao vivo do fluxo de opiniões no Twitter? Siga para eleicoesamericanas.com.

Novidades

* O ritmo de actualização, que tem sido feita com rondas de 15 em 15 minutos, vai intensificar-se a partir das 16 horas, passando para o regime de actualização contínua, ao minuto.

* o número de items em cada página passa para a centena, permitindo estender a janela de tempo do fluxo.