Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

29 de abril de 2009

Gripe suína: Afinal só há 7 mortes confirmadas

Nota: este post foi escrito a 29 de Abril e os números que contém referem-se a essa data. Os números, que evoluem em cada minuto, não serão actualizados nesta página. Para números actualizados, a melhor fonte é a Organização Mundial de Saúde, veja o microsite para a gripe A.

Pelos vistos, para já tudo não parece ter passado de um alerta histérico com origem na impreparação (to say the least) das autoridades sanitárias ou políticas do México. Breve resenha da imprensa de hoje:

Stricter swine flu tests have cut the number of confirmed deaths in Mexico from 20 to seven, authorities say” (BBC) http://is.gd/vj3y

Las muertes decaen y las dudas crecen. Lo primero calma, pero lo segundo, inquieta” (El Pais) http://is.gd/vjoI

México rebaja a siete las muertes confirmadas por gripe porcina” (ABC.es + EFE) http://is.gd/vjo9

É um pequeno exemplo. Ao longo do dia de hoje assistiremos a mais notícias do género, bem como ao levantamento de dúvidas tanto na Imprensa como nos blogs. As autoridades do México vão ser particularmente visadas, quando não mesmo alvo da ira popular.

Claro que os alertas se mantém, até porque o número de infecções parece estar a crescer e a alastrar geograficamente. Contudo, há que ser racional e manter a calma. A gripe “normal” mata mais que a “especial”, até ver.

Adenda: notícias de há minutos dão conta de uma oitava morte causada pelo vírus H1N1. A confirmar-se pela WHO, será a primeira fora do México. Trata-se de uma criança de 23 meses, no estado americano do Texas, fronteiriço ao México.