Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

3 de março de 2010

Inquéritos em tempo real: Pedro Passos Coelho arrasou Paulo Rangel

As sondagens e inquéritos de opinião valem o que valem e este inquérito em tempo real não escapa à regra. De acordo com este inquérito instantâneo, Pedro Passos Coelho arrasou Paulo Rangel no primeiro frente-a-frente televisivo entre candidatos à presidência do PSD.

Os 161 votos até este freeze (a votação continua aberta) foram expressos numa janela de tempo de poucas horas a contar da última pergunta do frente-a-frente.

Um inquérito relâmpago como este fornece um quadro redutor e simplista, como é evidente. A sua eventual utilidade consiste em avaliar o impacto imediato das prestações televisivas e os comentários que estas suscitaram numa audiência ad-hoc e sem nenhum tipo de estratificação, composta por pessoas que estavam simultaneamente a seguir o debate pela televisão e nas redes sociais Twitter e Facebook e que têm algum tipo de interesse entre o ocasional e o profissional (a propósito, no Twitter pululavam spinners de Pedro Passos Coelho e quase não havia defensores de Paulo Rangel, um distorção a ter em conta, não apenas para a leitura deste inquérito em tempo real).