Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

26 de janeiro de 2009

Presidência da República adere ao Twitter

A Presidência da República confirmou ao EXPRESSO a identidade da conta @presidencia no Twitter, a primeira rede social a que adere oficialmente. (Artigo de arquivo. Primeira versão no Expresso Multimedia.)

Fonte oficial da Presidência da República corroborou tratar-se da “primeira presença da Presidência da República numa rede social”, adiantando, no entanto, que “o Presidente da República, em nome individual, já faz parte, desde Fevereiro de 2008, da rede social The Star Tracker (aqui), tendo através dela promovido, por exemplo, o Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa”.

twitter presidencia

Esta adesão é significativa e vem num momento particular. Não tanto pelo simbolismo do dia da tomada de posse do primeiro presidente americano que fez do Twitter um uso intensivo e da sua rede um apoio importante. Também porque ocorre num período de duas semanas em que se registou um número nunca antes visto de adesões de políticos, deputados, jornalistas e bloggers a esta rede de partilha de informação.

A grande maioria das redes sociais são observadas pela Presidência da República“, disse ainda a fonte oficial. “O Twitter, com a sua crescente utilização por parte dos utilizadores portugueses, e como espaço de partilha rápida de informação, foi considerada uma rede social onde fazia sentido a presença da Presidência da República. Esta presença será utilizada, essencialmente, como mais um canal de distribuição mas, sempre que possível, aproveitará o dinamismo de actualização“.

Criada no dia 11 de Novembro de 2008, a conta @presidencia só ontem, dia 19, teve actividade, transmitindo o título de uma notícia da Presidência com o respectivo link: Presidente oferece almoço em honra de Embaixadores Ibero-Americanos.

A segunda transmissão, ou publicação, teve lugar hoje, despertando a curiosidade dos twitters nacionais. Circulava a pergunta: será que é, será que não é Cavaco Silva? Era dúvida pertinente na medida em que existem diversas contas falsas de figuras da nação no Twitter, bem como contas não-oficiais lançadas pelos pioneiros — a maior parte das vezes de forma benigna, protegendo marcas e nomes que lhes importam, outras de forma maligna, com o intuito de obter algum lucro no momento da transmissão, ou mesmo de fechar o espaço a concorrentes.

twitter presidencia

O Expresso Multimedia foi o primeiro a confirmar (ler aqui) tratar-se da conta oficial da Presidência da República. A confirmação chegou por dupla via: através de mensagem directa na própria rede e também por e-mail.

No comunicado informa-se que através da rede Twitter “irá ser possível uma nova forma de acompanhamento da actualidade do Presidente da República, a sua agenda, intervenções, visitas e outras iniciativas. O desenvolvimento desta rede social tem vindo a ser observada pela Presidência da República, sendo considerada importante uma presença num espaço de partilha de informação com crescente utilização por parte dos utilizadores portugueses“.

Apurei também que o sítio da presidência apresentará até amanhã uma nova aplicação multimedia, cuja apresentação “será efectuada exclusivamente no Twitter“.

Paulo Querido, jornalista