Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

15 de maio de 2008

Uma cronologia das directas no PSD

As directas do PSD foram objecto de um pequeno mashup que fiz para uma apresentação e hoje decidi publicá-lo. É uma cronologia do processo, um timeline, feito com o serviço web da Dipity — um webservice bastante bom, o melhor que já vi no género. Intitula-se Eleições no PSD: cronologia.

Esta campanha está a ter menos gás na Imprensa do que se poderia supor, tendo em conta os carnavais anteriores. Penso que a principal razão disso é o facto de os dois grandes municiadores de opiniões para e sobre o PSD terem optado por uma estratégia de silêncio, pois quanto mais se falar, pior para a candidata deles.

A candidatura de Manuela Ferreira Leite não resiste a uma apreciação que passe da superfície. O seu único sound byte — restituir ao partido a credibilidade que ela acha que o partido perdeu — é demasiado curto como programa político, e se o PSD precisa nesta altura de alguma coisa é de um programa, algo que entusiasme as pessoas, e não mais do mesmo.

Mas isto é apenas um fait divers e o que quero falar, hoje, é das formas de seguir o processo. Uma forma é aqui mesmo, no C!, com Eleições no PSD: cronologia.

Outra é a do Hugo Neves da Silva, PSD: Eleições Directas 2008, uma página que agrega os posts que vão saindo numa divisão lógica em torno dos nomes.

As diferenças: da minha timeline retirei o fluxo de blogues, deixando o fluxo de notícias, porque a agregação do Hugo privilegia os blogues. Isso e a apresentação da informação, que no meu caso é gráfica, embora com alternativa de listagem, e no caso do Hugo é em texto.

Eu gosto daquele formato, que é o do Popurls, que também usei para o NesteMomento.com. Aliás, ele usou o mesmo software, um vulgar WordPress com um plugin específico. Depois, é importar os feeds do Google News e voilá um mashup à maneira sobre as directas do PSD.

O Dipity, que eu usei desta vez, é mais manejável (embora menos versátil) que um software que já tinha usado para duas timelines, a da TubarãoEsquilo (os artigo da rede em cronologia) e uma apresentação cronológica do noticiário escolhido pelos leitores no DoMelhor.

Resta adiantar que foi por causa de ver o mashup do Hugo Neves da Silva que me lembrei que tinha este feito já há duas ou três semanas, tendo-o usado em localhost (apenas em servidor local) para uma apresentação.