Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

13 de setembro de 2009

Jornada ao fim do carvão: uma lição sobre reportagem e jornalismo online

Está entre os melhores trabalhos jornalísticos que já pude ver na rede. Jornada ao fim do carvão conta-nos “a história de um sacrifício. Um sacrifício que milhões de mineiros chineses fazem diariamente, arriscando as suas vidas” em prol do crescimento económico da China, diz-se na apresentação.

Foi desenvolvido por 2 empresas multimedia francesas. É um documentário interactivo — algo impossível de desenvolver para televisão ou papel, algo que ultrapassa muito o conceito habitual nos meios portugueses da palavra “interactivo” (que geralmente significa um slideshow ou video, com um botão on/off para som).

Inovando na apresentação da narrativa, deixando a leitor a honra de escolher os caminhos a seguir, esta reportagem é uma lição e uma inspiração para qualquer jornalista. Também pelo cuidado no visual, pelo grafismo, pela programação.

Uma delícia. Veja o teaser abaixo, ou siga para Jornada ao fim do carvão

(leitores por feed, vejam neste link)

Ficha

Directors: Samuel Bollendorff and Abel Ségrétin

Co-Author: Grégoire Basdevant

Sound design: Frederic Blin

Development: 31Septembre / Guillaume Urjewicz / Remi Toffoli

With the support from CNC multimédia and SCAM.

Para ver Jornada ao fim do carvão

Leitor: conhece bons exemplos de jornalismo interactivo, de preferência de expressão portuguesa? Envie-mos para apreciaçã e divulgação nos comentários abaixo ou no formulário. Obrigado.)