Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

30 de agosto de 2008

Perspectv.com: gráficos interactivos de sonho

Nas várias formas de se apresentarem dados sobre determinados dados, o Perspctv.com traz-nos um formato interessante para seguir as tendências das eleições presidenciais americanas.

[ Nota: Este é um guest post da autoria de Alexandre Gamela (*) ]

Não só podemos seguir a evolução de algumas sondagens, como também assistir ao número de referências a John McCain e a Barack Obama nas notícias online, na blogosfera e ainda no Twitter. Tudo isto quase em tempo real.

A importância dos dados geográficos está expressa também num mapa que engloba diferentes fontes. No Twitter o mapa é todo azul, o que indica que se calhar a Twitteresfera é predominantemente democrata.

O Perspctv.com é um bom exemplo como se podem reunir informação a partir de feeds e apresentá-la de uma forma interessante e actualizada. Para mais, é possível incorporá-la no nosso próprio website através de um widget.

Este tipo de mashups é algo que se torna cada vez mais comum e necessário, abrindo portas aos programadores-jornalistas para a criação de novas aplicações para vários temas que possam ser tratados quantitativamente.

Outro factor importante é a utilização de informação gerada por utilizadores, que dá uma visão mais abrangente e multipessoal sobre o assunto em causa.

Autor Alexandre Gamela é jornalista/webdesigner/RP freelancer e podcaster. Mantém O Lago, um blogue bilingue de grande qualidade, atento sobretudo ao jornalismo.