Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

1 de setembro de 2008

Blogging profissional em Portugal

Só os casmurros insistem em não ver as manifestações da profissionalização do blogging em Portugal. A mais recente é de aplaudir. A LPM Comunicação decidiu apoiar a deslocação de Nuno Gouveia a Minneapolis, para a cobertura da convenção republicana que vai aclamar John McCain e Sarah Palin como os candidatos republicanos à presidência dos Estados Unidos da América.

Uma belíssima ideia de Luis Paixão Martins, esta de dar apoio a quem tem feito, apenas, a melhor e mais continuada cobertura das eleições presidenciais americanas. Nuno Gouveia elegeu a cobertura para a sua tese de mestrado (orientação de Ricardo Jorge Pinto). Decidiu ir pessoalmente à convenção republicana. O Luis, que como eu (e a blogosfera que se interessa pelo assunto) é admirador do trabalho de Nuno Gouveia, decidiu ajudar nos custos, associando o nome da LPM a uma iniciativa de comunicação que, não sendo de massas, encerra grande prestígio.

O Nuno está credenciado para a cobertura como blogger.

Não dispenso o consumo de informação e até de alguma explicação pelos analistas da televisão — mas confesso-vos isto: o meu acompanhamento destas eleições tem sido feito a 90% nos blogues e nos social media. Em particular no Twitter, onde acedo instantaneamente à opinião de jornalistas treinados que discursam em directo, por vezes ANTES das notícias terem tempo de sair nos noticiários; no Twitter soube-se TUDO sobre Palin horas antes de os jornais começarem a publicar sobre ela. Mas também pelos mapas interactivos do NYT. E ultimamente o Perspectv, que foi alvo de artigo aqui no C!

O eleições americanas 2008, de Nuno Gouveia, tem sido uma das principais fontes, partilhando esse lugar com o Pedro Dória, que publica menos e é menos denso — mas tem uma capacidade de síntese notável (não percam o post de dia 30, a louca jogada de McCain ao escolher Sarah Palin para vice de sua chapa)

Uma ideia para os jornais e televisões. E não só…