Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

4 de novembro de 2008

Obama fascina blogosfera portuguesa (que despreza Palin)

A blogosfera portuguesa nutre um fascínio especial pelo mais que provável futuro presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama. Na última semana, citou-o bastante mais que aos outros três nomes destas eleições: o seu vice Joe Biden e, da candidatura adversária, John McCain e a vice Sarah Palin.

Esta é a leitura mais óbvia da análise de conteúdo que efectuei ao que se tem publicado na blogosfera e nos media nacionais na última semana, como consta do dossiê interactivo em eleicoesamericanas.com.

(passe o rato pelo gráfico para ler os números; dados actualizados de hora a hora; leitores de feed e newsletter, este link)

Os dois gráficos de actualização permanente, que apresento acima, mostram a diferença entre o olhar dos mainstream media (MSM) e o olhar dos bloggers. Os primeiros dão ao candidato republicano pouco menos atenção que ao candidato democrata. E por outro lado são mais “sensíveis” ao fenómeno Sarah Palin — uma vice-presidente tão mediática quanto tóxica.

Já os segundos citam McCain aproximadamente metade das vezes que citam Obama. E ainda que falem mais sobre Palin do que sobre Biden, dão muito menos atenção ao “fenómeno” que os jornalistas. Mencionam-na quatro vezes menos que os MSM.

Cobertura completa em eleicoesamericanas.com