Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

6 de maio de 2008

Quem foi ao mar perdeu o lugar

O leitor Nuno Pedrosa questionou a importância que (aos olhos dele) eu darei à web 2.0, num debate interessante que partiu da invisibilidade de Pedro Passos Coelho na Internet, seja na web 1.0 como na web 2.0, ou que número for.

A importância pode medir-se por diversas escalas. Eis uma delas.

Pedro Passos Coelho

tem o site oficial no domínio passoscoelho.info. Este domínio foi registado no Joker em 28 de Abril de 2008 — na passada quarta-feira, curiosamente no mesmo dia em que eu escrevi aquele artigo — por um indivíduo de Santarém.

O domínio pedropassoscoelho.info fora registado 8 dias antes, a 20 de Abril de 2008, por um indivíduo de Lisboa. Está a redirecionar para o primeiro.

O domínio pedropassoscoelho.com foi registado em 18 de Abril de 2008 por um indivíduo de Gaia.

O mais curioso é que os domínios pedropassoscoelho.pt, passoscoelho.pt e passoscoelho.com continuam livres à hora de edição deste artigo — o que até certo ponto confirma a falta de valor do domínio nacional .pt, falta de valor por seu turno decorrente da absoluta ausência de política para essa propriedade do Estado português desde que começou a land race da Internet.

Conclusão: Pedro Passos Coelho, uma figura pública com aspirações na sociedade, não é dono da sua marca na Internet.

Tem a importância que tem, claro.

Mário Patinha Antão

Boas notícias: à hora de fecho deste artigo, a propriedade mariopatinhaantao.com ainda estava virgem, disponível para aquisição num registar popular por cerca de 6 (seis) euro.

Más notícias: o domínio patinhaantao.com foi comprado em nome de uma organização cujas primeiras referências não são abonatórias. A começar pelo que fizeram ao website onde, segundo lá se afirma, funciona como site oficial da sua candidatura a líder do PSD.

Como no caso de Passos Coelho, o seu domínio na hierarquia portuguesa nem aos squatters e aos negociantes propriedades de Internet interessou.

Conclusão: Mário Patinha Antão não controla as principais propriedades com o seu nome na Internet.

Claro que isto tem a importância que tem. Afinal, estamos a falar apenas da Internet. O que é isso.

Manuela Ferreira Leite

O domínio manuelaferreiraleite.com foi comprado em 18 de Abril de 2008, curiosamente pelo mesmo indivíduo de Gaia que no mesmo dia registou pedropassoscoelho.com e que tem o mesmo nome do presidente da Comissão Política do PSD de Santa Marinha, suponho que seja a mesma pessoa. Os dois domínios estão por configurar, o que, combinado com o nome do responsável pelo registo, me faz supor que foram comprados para reserva de propriedade.

Antes isso.

O domínio manuelaferreiraleite.pt foi registado no dia 22 de Abril de 2008 em nome de Manuela Ferreira Leite por uma empresa de advogados. Óptimo. Está inactivo.

O domínio ferreiraleite.com foi comprado a 29 de Abril de 2008 por alguém que em boa hora preservou o anonimato. Em boa hora porque o site, apresentado de forma equívoca como sendo o site de Manuela Ferreira Leite Candidata à presidência do PSD, é um caça-níqueis de publicidade. Já enganou meia blogosfera, que supôs tratar-se do site oficial. Mais meia vai ainda cair no engano, enquanto rouba descaradamente os conteúdos que encontra, sem sequer identificar as fontes ou linká-las. Tudo bem, não vem daí mal ao mundo.

Conclusão: embora em cima da hora, Manuela Ferreira Leite controla as principais propriedades com o seu nome na Internet.

Claro que isto tem importância relativa. Afinal, é apenas da Internet que se trata.

Pedro Santana Lopes

O domínio pedrosantanalopes.com foi adquirido por uma empresa de som de Queluz no dia 2 de Maio de 2008 — isso mesmo, já este mês.

Apesar do nome da empresa, uma rápida pesquisa permite-me acalentar a esperança de se tratar de uma compra legítima. espero não me enganar e ali ver surgir um dia destes um daqueles sites em Flash que enchem o olho ao cliente (e muito raramente aos “clientes” do cliente).

Obedecendo à regra, o domínio pedrosantanalopes.pt está virgem e disponível pela módica quantia de 26 euro.

Quanto ao domínio santanalopes.com, foi comprado em 26 de Julho de 2004 e se não for renovado pela empresa lisboeta, que tem mantido o site fechado aos motores de pesquisa (low profile, portanto), ficará livre em 26 de Julho próximo.

Conclusão: Pedro Santana Lopes não controla as principais propriedades com o seu nome na Internet, sendo que esta afirmação fica sob reserva até sabermos o que vai acontecer com o domínio com o seu nome adquirido ontem, dia 2.

Claro que isto só terá importância para os maluquinhos da Internet. Afinal, é apenas dela que se trata.

António Neto da Silva

O domínio antonionetodasilva.com foi registado por uma empresa bem reputada no meio Internet no dia 24 de Janeiro de 2003, sendo o mais antigo dos domínios pesquisados para esta reportagem informaticamente assistida. Nele encontramos o currículo profissional do empresário e deputado do PSD.

Quanto ao domínio antonionetodasilva.org, foi registado no dia 23 de Abril de 2008 por outra organização e nele se apresenta, já, a candidatura.

A hierarquia portuguesa foi, sem espanto, posta de lado: o domínio antonionetodasilva.pt está disponível.

Conclusão: António Neto da Silva controla há muito as principais propriedades com o seu nome na Internet.

Claro que isto vale o que vale. Afinal, estamos a falar de meia dúzia de maluquinhos da Internet.

Paulo Querido